Ricardo fala…


AVALIAÇÃO: Linha Fiat Strada 2009
janeiro 10, 2009, 9:05 pm
Filed under: AVALIAÇÕES

Mais líder do que nunca

Como anda a versão reestilizada da Strada, que adotou o sistema Locker na versão Adventure

A Strada é líder do segmento de picapes leves, com uma média de 6.000 unidades comercializadas ao mês. Para manter essa posição, ela ganhou dois reforços: a adoção do sistema Locker na versão Adventure e visual reestilizado em todos os modelos, com exceção da Fire.

Visualmente, o modelo ficou mais atraente. A dianteira ganhou faróis bipárabola, semelhantes aos do Palio, Siena e Palio Weekend. Na versão Adventure, que será responsável por 60% das vendas da nova geração, o pára-choque traz desenho robusto. Ele exibe peças em plástico aparente e contrasta com a nova grade cromada. Pelas laterais, mais apliques de plástico nos pára-lamas e na parte inferior das portas. Segundo os designers da Fiat, estes itens passam a impressão de o carro ser maior. O modelo, porém, não ganhou o vinco destacado nas laterais, presente nos demais membros da família Palio.

strada1

Na traseira, o estilo robusto continua com o novo pára-choque com um plástico que se estende para a nova tampa traseira. A peça agora é removível, o que facilita o acesso de cargas à caçamba. Além disso, ela traz um novo sistema de fechadura, dificultando a ação dos ladrões. Nela, ainda está parte da nova lanterna, que funciona como item apenas estético — e talvez não fosse necessária para a já simpática traseira da Strada.

Internamente, a picape continua com bom espaço e ganhou novos porta-objetos. Vale destacar o novo ponto de fixação do estepe para as versões de cabine estendida. Há um pequeno suporte atrás do banco do motorista, que permite a fixação da roda, liberando espaço na caçamba ou no interior, como você preferir. A versão Trekking também ficou bonita. Seus pára-choques são mais discretos, assim como as molduras dos pára-lamas, que lembram as utilizadas pela Palio Weekend de mesmo sobrenome. As versões de cabine estendida ainda podem contar com teto-solar.

strada2

Os preços da linha Strada ficaram em R$ 30.303 para a Fire 1.4 com cabine simples e R$ 34.348 com cabine estendida. A Trekking 1.4 de cabine normal, como intitula a Fiat, sai por R$ 33.698, enquanto a 1.8 custa R$ 35.869. Com cabine estendida, os preços pulam para R$ 36.258 e R$ 38.466, respectivamente. A Adventure Locker começa em R$ 44.106, já com travas e vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal.

Na estrada com a Strada

Depois de rodar 384 000 km em 560 pistas de teste na Suécia, Itália, Estados Unidos e, claro, no Brasil, chegou a vez da Strada ser avaliada pela Autoesporte. A Adventure Locker ficou 3 cm mais elevada em relação ao solo, com altura total de 20 cm. Com isso, o modelo encara terrenos acidentados com menos dificuldade, graças também ao bloqueio do diferencial (o Locker, que iguala o torque nas rodas dianteiras). Os novos amortecedores Powershock fazem sua parte. Eles possuem molas internas que evitam o rolamento da carroceria. É possível notar o bom desempenho nas curvas. Apesar da tendência de sair de traseira na terra, a Strada ficou estável e “flutua” menos que a Palio Adventure Locker, que adota suspensão semelhante. Ficou mais gostosa de guiar. 

strada4

Os pneus de uso misto aro 15” têm medidas de 205/70 na Locker. Eles também ajudam na hora de encarar a terra, sem serem desconfortáveis no asfalto. O já conhecido motor 1.8 de origem GM e 112/114 cv se sai bem na cidade, por ter bom torque disponível logo em baixas rotações. A versão Trekking adotou o motor 1.4 de 86 cv já presente na dupla Siena/Weekend, e ficou ligeiramente mais ágil. Vem equipada com rodas de liga-leve aro 14”, com pneus 175/80.

Pelo que mostrou nesse impressões ao dirigir, a Strada mudou o suficiente para manter a liderança com folga. No próximo trimestre, porém, a moleza deve acabar. É quando chega a nova Saveiro. A Volkswagen prepara a quinta geração da picape baseada no novo Gol, e a briga tem tudo para esquentar!

strada3

Ricardo Tadeu
de Atibaia, SP em 18 de agosto de 2008


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Mesmo sendo apenas um item estético, gostei da nova lanterna traseira. Ficou maior, parece que deu mais vigor ao carro. Se a Saveiro quiser passar a Strada terá que comer muito arroz e feijáo ou…poeira.

Comentário por Éder Fantoni




Deixe um comentário